quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pastores no Exterior



Nos últimos tempos, o Brasil tem se tornado num celeiro missionário. Há pastores e igrejas brasileiras espalhadas por inúmeros países, inclusive onde é proibida a pregação do Evangelho. Muitas dessas igrejas surgiram espontaneamente, sem qualquer planejamento ou ajuda externa. Alguns desses pastores sequer são formalmente ordenados. Apesar disso, cumprem cabalmente sua missão, apascentando, cuidando, e anunciando as boas novas de Cristo.

Outros foram enviados ao campo por suas denominações, mas depois, se viram abandonados pelas mesmas. Mesmo assim, perseveram por acreditarem terem sido enviados, sobretudo, pelo próprio Deus.

Só quem já passou por isso sabe como é. Além da escassez de recursos, pastores brasileiros em terra estrangeira têm que lidar com muitas outras dificuldades, entre elas, a adaptação da família à cultura local, e ainda por cima, a saudade. Ninguém conhece melhor o sentido da palavra “saudade” do que eles.

Em algumas regiões, os pastores brasileiros resolveram se unir para formar associações, onde possam se ajudar mutuamente, e compartilhar experiências. Se não fossem essas associações, muitos já teriam desistido. Outros, porém, estão desenvolvendo seus ministérios em lugares afastados de tudo e de todos, dificultando ainda mais seu árduo trabalho missionário.

Porém hoje, com o advento da internet, é possível unir milhares de pastores espalhados pelo globo, numa associação que ofereça conforto espiritual, incentivo, e um ambiente de comunhão e solidariedade.

Foi a partir desta constatação que nasceu a UMBRELLA.

"Umbrella" significa “guarda-chuva” em inglês. Mas para nós é bem mais que isso. Trata-se de um acróstico: União de Ministros no Brasil e Exterior Ligados em Liberdade e Amor. Veja que interessante: a sigla está em inglês, idioma universal, mas as palavras que a formam estão em português, nossa língua mater, o que aponta para uma espécie de integração cultural, sem perder nossa identidade (brasilidade!). Estamos espalhados e inseridos, mas não assimilados.

Apesar das diferentes doutrinas, das ênfases denominacionais, o que nos une é infinitamente maior do que o que nos separa. Somos ligados em Amor. E quem ama, cuida, se preocupa, estende as mãos em vez de apontar o dedo.


O guarda-chuva nos pareceu um ótimo símbolo por nos dar uma ideia de proteção. É bom saber que não estamos sós. Que somos parte de uma rede de ministros espalhados pelo mundo afora, e que passam pelos mesmos problemas, desilusões, desafios, mas nutrem a mesma esperança e desejo de servir a Deus, mesmo longe de sua pátria. Somos os "estrangeiros da Dispersão", para os quais Pedro escreve: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse (...) os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo" (1 Pe.4:12; 5:9b).

Não podemos nos dar o luxo de ficarmos sós. É um risco desnecessário que corremos. Como disse o sábio rei: "O que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria" (Pv.18:1). Precisamos estar unidos na tribulação e na consolação.

Lembre-se que Ele "nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação" (2 Co.1:4a). "A nossa esperança acerca de vós é fime", afirma o apóstolo, "sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação" (v.7).

Sob nosso guarda-chuva cabem todos os que se dispõem a compartilhar suas dores e alegrias, tribulações e consolações.


Quem é precavido, não sai sem levar consigo o guarda-chuva. Quando fechado, ele é discreto, carregado escondido na bolsa. Mas quando começam a cair os primeiros pingos de chuva, recorremos a ele imediatamente para nos proteger.  Esta é a filosofia da UMBRELLA. Ser uma instrumento disponível para ajudar os ministros brasileiros espalhados pelos mundo.

E como poderemos ajudá-los?

Promovendo encontros regionais, fóruns, congressos e seminários em várias partes do mundo para tratar de assuntos concernentes aos desafios que esses ministros enfrentam em seu dia-a-dia, longe de seu país.

Promovendo “reencontros de gerações”, onde não apenas os ministros, mas também seu cônjuge e filhos aprenderão a superar suas diferenças, a fim de caminharem juntos em amor (Leia + sobre isso). Quantos pastores estão perdendo seus filhos para as drogas, para a cultura local, para o mundo? Pastores famosos têm passado por enorme constrangimento em seu ministério por causa disso. Porém, pior que o constrangimento é o sofrimento por haver ganhado outros para Cristo e perdido seus filhos.

O que ofeceremos não é “cobertura”, no sentido de promover algum tipo de hierarquia, na qual o ministro tenha que submeter-se. Em vez disso, oferecemos cuidado, estímulo, parceria, e conectividade com ministérios ao redor do globo. Queremos que cada ministro brasileiro em solo estrangeiro saiba que não está só.

Talvez alguns pensem que por terem caminhado sós até agora, não necessitam de um instrumento como a UMBRELLA. O pior já passou, diriam eles. Agora que o sol está brilhando, pra quê "guarda-chuva"? Mas se o tempo fechar de repente? Queremos estar sempre por perto para lhe ajudar.

Lembre-se que o guarda-chuva também serve para nos provê sombra em dia de sol escaldante. Assim como a nuvem que pairava sobre o povo hebreu no deserto lhe provia sombra de dia e calor à noite quando se transformava numa coluna de fogo, desejamos que a UMBRELLA esteja sempre presente na vida dos ministros, chorando com os que choram, e celebrando com os que celebram. Suas lutas serão nossas lutas, suas vitórias serão nossas vitórias.

Além de eventos em igrejas, hotéis e centros de convenções, também promoveremos encontros virtuais através da internet, lançando mão de ferramentas como o skype, o twitter (twitcam) e o facebook.

Também disponibilizaremos material didático que será usado em nossos eventos e seminários. Tudo isso para que o reino de Deus seja expandido entre as comunidades de língua portuguesa ao redor do mundo.

Seja também um ministro conectado à UMBRELLA, e convide outros a unir-se a nós.

Se estiver interessado em conectar-se à UMBRELLA, preencha a ficha de inscrição no cabeçário do site ou envie seu e-mail para umbrellainternacional@hotmail.com.

Você não tem que pagar absolutamente nada. Não há mensalidade, nem taxa de inscrição.

Ore por este projeto de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário